Técnico demitido do Santos está de clube novo
O ex-treinador do Santos, Fábian Bustos, está de clube novo. Nesta segunda-feira (5), o argentino acertou seu retorno para o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Bustos estava sem clube desde que foi demitido do Peixe, em julho deste ano.
Foi por conta de seu desempenho no Barcelona de Guayaquil, entre 2020 e 2022, que o argentino foi contratado pelo Peixe. Em 2020 foi considerado o melhor treinador do Equador pela imprensa local e o segundo melhor do continente, pelo El País.
Em 2021, levou a equipe até as semifinais da Copa Libertadores, sendo eliminado pelo Flamengo. Em 2022, aceitou uma proposta do Santos para ser o treinador da equipe, após a saída de Fábio Carille. Foi a primeira experiência do treinador com um time fora do Equador, que sempre viu o mercado brasileiro como referência no continente.
Bustos comandou o Peixe em 29 partidas, acumulando oito vitórias, treze empates e oito derrotas. Ele foi demitido após a eliminação para o Deportivo Táchira na Copa Sul-Americana. Seu time marcou 35 gols e sofreu 34.
Santos tem média de terrível de permanência de técnicos nos últimos anos
Nos últimos dois anos, o Santos Futebol Clube teve seis técnicos diferentes, sem contar com o interino Marcelo Fernandes. Nenhum deles conseguiram atingir 50 jogos no comando do clube. A marca se desenha desde que Andrés Rueda assumiu o cargo de presidente do Peixe.
O último treinador a atingir a marca de 50 jogos em uma única passagem foi Jorge Sampaoli, em 2019. Depois, apenas Cuca chegou próximo do número, com 46 partidas, entre 2020 e 2021. O atual treinador do clube, Lisca, possui apenas seis jogos até o momento.
Desde que Rueda assumiu a presidência, passaram pelo Peixe Ariel Holan (12 jogos), Fernando Diniz (31 jogos), Fábio Carille (27 jogos) e Fabián Bustos (30 jogos) e Lisca (6 jogos). Sem grandes surpresas, o alvinegro praiano não conquistou nenhum título neste período e chegou a inclusive sofrer risco de rebaixamento.